terça-feira, maio 18, 2010

gentileza gera gentileza

Poucos são os que sabem sobre meu Trabalho Final de Graduação em Arquitetura e Urbanismo. O tema era: CICLOVIA. Pois é, fiz um trabalho inteiro sobre ciclovias para uma cidade de 43mil habitantes chamada Paraguaçu Paulista. Sim, caro leitor, é a cidade na qual eu resido no momento e me esforço tanto para deixá-la.
Não é minha intenção explicar o projeto, não nesse momento, mas, evocar o assunto ciclovia. É de conhecimento geral que quando você passa um tempo focado em um assunto, estudando e analisando, depois de um certo tempo você não consegue escapar desse assunto. 

Sendo assim, nada mais normal do que reportagens a respeito de ciclovias me interessarem. Não somente as ciclovias em si mas, bicicletas, mobilidade, acessibilidade, secretarias de transporte e afins. 

De modo que, dias atrás estava eu a ler uma reportagem sobre a minha tão saudadosa Londrina e sua mais nova ciclovia. Esta foi projetada e executada no entorno do Lago Iguapó II. Local já muito frequentado por cidadãos saudáveis e admiradores do lago.

Dai o problema. A referida reportagem era não sobre a ciclovia em si mas, sobre o problema que passou a existir após sua execução. Sim, meus caros, a prefeitura numa tentativa (louvável porém, não suficiente) de melhorar as condições dos ciclistas (de lazer), incentivar novos usuários e oferecer públicidade a essa modal de transporte tão importante acabou gerando mais conflitos!

E agora tem que organizar um "ato" chamado "Gentileza gera gentileza" (frase já muito conhecida porém, não muito utilizada na prática) para esclarecer a população que: quem deve usar a ciclovia são os ciclistas - entende-se por esses como cidadãos que pedalam suas bicicletas, que, por sua vez, são veículos não-motorizados de duas rodas providos de pedais, guidão e banco entre outras coisinhas!

Agora, o que esperar de uma população que não consegue enxergar isso sem precisar de maiores explicações? E se acha no direito de reclamar e se sentir injustiçado por não poder usar a ciclovia para caminhar ou correr! PEDESTRES, aprendram o seu lugar! e, nesse caso de Londrina, o lugar de vocês já existia, quem estava em falta eram os ciclistas.

É simples: todos temos o direito de ir e vir! Porém, nenhum direito vem sem obrigações e limitações, pois vivemos em uma SOCIEDADE e não isolados! Assim, CARROS circulam nas RUAS (vias, faixa de rolagem, rodovias, avenidas, travessas); BICICLETAS circulam em ciclovias ou ciclofaixas e na ausência dessas no bordo (lado) direito da rua, está no Código de Trânsito Brasileiro. E PEDESTRES andam nas CALÇADAS! Evite "conflitos", mortes e transtonos. Exija uma cidade sustentável, mobilidade urbana, boas calçadas, bons ônibus mas, não se esqueçam: use a cidade de forma correta! Pense no próximo, que hoje você está andando de carro, mas amanhã você será o pedestre ou o ciclista! Seja sensato!


Bom, é isso. Um pequeno (rs) desabafo de alguém que busca profissionalmente e pessoalmente melhorias para a vida urbana! 


saldo do dia: monografia com pequenos avanços; vontade de bolinhos de chuva não saciada; lembranças doloridas do que podia ter acontecido mais não aconteceu e, por fim, um persistente desejo por boa música, bom vinho e uma boa compania cheia de abraços amorosos para oferecer! =)

Um comentário:

ana carolina disse...

ops: o site da Reportagem: http://www.ehparana.com.br/noticias.php?noticia=NzQy